TRADUZA ESSE BLOG

terça-feira, 14 de outubro de 2014

TENSÃO ENTRE OBAMA E A IGREJA CATÓLICA!

Obama reagiu à hostilidade da Igreja Católica


Barack Obama
Barack Obama

Na Internet italiana foi publicada a notícia da possibilidade de encerramento da embaixada americana junto da Santa Sé. Muitos consideraram isso uma “bofetada no Vaticano”. Massimo Faggioli, conhecido jornalista e professor de Teologia, deu-nos a sua opinião sobre o sucedido.


- A acreditar na informação publicada em sítios de notícias, o presidente Barack Obama tenciona encerrar a missão diplomática no Vaticano. A que se deve essa decisão?
- Na realidade, trata-se não do encerramento da embaixada, mas da sua transferência. Presentemente, a embaixada americana no Vaticano está situada no território de uma pequena villa isolada. Do ponto de vista da sua segurança, é muito complicado defendê-la de possíveis ataques terroristas.
Foi precisamente por essa razão que se decidiu transferi-la para mais perto da missão diplomática americana na República Italiana.
- Na sua opinião, a visita do presidente Vladimir Putin ao Vaticano influiu de algum modo na decisão dos EUA?
– Considero que a decisão de transferência não está ligada de forma alguma com o recente encontro do presidente Putin e do Papa Francisco. Parece-me que foi tomada por razões práticas. Não obstante, isso deve ser visto como um sinal de que os EUA querem “reformular” as suas relações com o Vaticano. Na América, a Igreja Católica é constituída predominantemente por conservadores. Eles não olham de forma muito positiva para a política do presidente Obama, que reagiu desse modo à hostilidade da parte da Igreja Católica.
– Compartilha da opinião de James Nicholson, antigo embaixador dos EUA na Santa Sé, que definiu esse acontecimento como um enorme passo atrás nas relações diplomáticas entre o Vaticano e a América?
– Penso que Nicholson exagera um pouco. Considero que se deve esperar do novo Papa mudanças nas relações entre o Vaticano e os EUA. O Papa Francisco é latino-americano, cujas ideias sobre os EUA, tal como entre a maioria dos latino-americanos, diferem muito da visão dos seus antecessores: os Papas Bento XVI e João Paulo II. O atual pontífice é mais cético em relação aos Estados Unidos. Alguns até afirmam que ele tem ideias antiamericanas. Considero que este fator, nos próximos meses e anos, poderá influir, ou talvez já influa, nas relações entre o Vaticano e os EUA. A transferência da embaixada não tem absolutamente nada a ver com isso, mas pode ser um sinal importante. Repito: seria mais sensato e “adequado” da parte dos EUA conservar uma embaixada à parte junto da Santa Sé.


Nenhum comentário:

Postar um comentário